Tuesday, January 06, 2009

sobre miudezas

Quando se vai fazer uma viagem longa com pouca bagagem, como a nossa, o fundamental é o aparentemente supérfluo. Por exemplo, vou levar apenas uma calça jeans e deus me ajude. Vou levar só 4 calcinhas. Uns 3 pares de meia, umas 4 camisetas entre manga curta e comprida. Só um agasalho (fleece). Uma toalha de microfibra.

E para viajar assim, preciso levar o que aqui chamam de Universal Sink-Stopper. Ou seja, um tapa-ralo que serve em qualquer pia do mundo. Eu nem sabia que isso existia, mas li a respeito num outro blog de viagem de um casal sem noção que viajou por mais de ano só com mochila nas costas, e de cara percebi que é um item fundamental para levar a menor quantidade possível de roupa.

Outros detalhes que me alegro de ter pensado/lembrado:

* Tapa-ouvidos – quando se é grumpy como eu, nada como trancar o mundo para fora. Além disso, dizem que a Ásia grita.
* Toalha de micro-fibras – idéia do Alexandre. Ocupa menos espaço e seca mais rápido que toalha normal. Comprei no eBay por 3 contos esterlinos.
* Camisetas bem podres da Primark. Assim, quando chegar lá e quiser comprar blusinhas bonitinhas e diferentes, posso jogar as minhas fora sem remorso.
* Líquido anti-bactéria de bolsa com pelo menos 60% de álcool. Chamem-me de neurótica, mas não adianta porra alguma lavar a mão após ir no banheiro se na água há mais giardias (aquela maldita bactéria da diarréia) por metro cúbico do que água em si.
* Travel money card – é tipo um Visa pré-pago que você carrega antes de ir e durante a viagem vai usando em qualquer ATM ou estabelecimento que aceite Visa. Bem mais prático e hassle-free que traveller cheque e cumpre a mesma função.

Ainda estou na dúvida quanto aos tabletes de malária. O problema é que eles são caros, muitas vezes têm efeitos colaterais e, acima de tudo, *não garantem* que você não pegará malária. Achei meio tosco você correr o risco de ficar doente com os efeitos colaterais e ao mesmo tempo continuar desprotegido. Still, você está mais protegido do que se não tomasse nada.

Ouço de tudo. Gente que diz que tomar é besteira, gente que diz que não tomar é suicídio, gente que não diz nada para não se comprometer. Como se não bastasse, há 3 tipos diferentes de droga para você escolher, de mais cara a mais barata e, respectivamente, de menos e mais efeitos colaterais. Hoje vou no médico fazer um check-up, pegar umas prescrições e, se tudo der certo, resolver o que quero fazer em relação a esses tabletes.

4 comments:

Anonymous said...

Oi Bia!

Quando fui a Amazonia em Novembro tomei a vacina anti-malaria. A que o meu medico (EUA) recomendou se chama "Melarone".

Se voce nao quiser tomar a vacina, eu sugiro se prevenir de mordidas de morquito.

Uma opcao eficiente e comprovada e tomar complexo B (liquido ou pilulas) enquanto estiver na area com malaria. O complexo B faz a pele exalar um cheiro que os mosquitos nao gostam (que bom que a gente nao sente).

A outra opcao (que a minha mae fazia sempre comigo - aaaargh, mas e amor de mae, fazer o que?) e passar vinagre em em qualquer parte do corpo exposta a mosquitos. O unico problema e que espanta os mosquitos e tudo que tenha vida e consega se locomover.

Boa sorte, e boa viagem! :)

Tabs! ;) said...

Biba!!!
Eu não li nada, desculpa, é que minha vista está embaralhada de tanta coisa que já li hoje..
Querida vim parar aqui sem querer, lendo umas coisas antigas minhas!
Espero que esteja bem e que esteja feliz!
Um 2009 intenso pra ti!
Bjão!!!

Tatá! ;)

Bia Singer said...

Marcela, obrigada pelas dicas! Estamos levando repelente e tinha esquecido desse lance da vitamina B! Vou levar tb, the more, the merrier! Brigadao! Resolvemos tomar Doxy. Falei com o medico e ele disse que nem sonhar em ir pra Indochina sem malaria tablets... Brigadao e beijos! Tabs, linda, que bom te ver aqui! Ve se acompanha a viagem, hein, e em abril to de volta e quero te encontrar!
Beijao!

LuSinger said...

Bicó....

Acho que levar apenas UM jeans é loucura! Que acontecerá se você sujar esse jeans em uma situação que não da para lavar ou se não der para secar rápido? Mamita aconselha... leve pelo menos dois jeans, uma calça leve ou bermuda (se fizer calor) e uma calça mais quentinha se fizer frio!